Zezé: a Xica da Silva do mundo
cinematográfico, dos palcos e das ruas
Ela nasceu Maria José Motta de Oliveira, mas não é uma das suas mais queridas, mais de canto: “Mais prazer eu sou Zezé! Uma mistura de raça e cor, uma vida dura e cheia de sabor. ” Pelos versos da música de Roberto de Carvalho e Rita Lee, Zezé Motta se apresenta e encanta o grande público. É considerada uma diva das divas por sua memorável atuação no filme “Xica da Silva” , dirigido por Cacá Diegues. Por sua premiadíssima interpretação, tornou-se uma das brasileiras mais avançadas internacionalmente. São 50 anos de carreira e 70 de existência, de arte e de luta contra o racismo. Uma mulher de atitude, de vanguarda e de posicionamento de confiança diante dos desafios sociais. Criadora e presidente de honra do Centro de Informações e Documentação do artista Negro (CIDAN) em 2005, teve seu nome na lista das 1000 mulheres indicadas coletivamente ao Nobel da Paz.
Por sua envergadura artística e política, Zezé Motta é o tema da 4ª edição da Mostra Internacional de Arte da Mulher Negra . A Mimunegra acontece no dia 27 de dezembro , de 15h às 22h , no Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, nº 17) no Centro do Rio de Janeiro, com entrada FRANCA! A Programação inclui Exposição Fotográfica de Zezé Motta assinada POR Profissionais Nacionais e Internacionais; Prêmio Divas , concedido à Renata Felinto (Artes Visuais-SP); Dona Ivone Lara (Música), Aduni Benton (Teatro), Lia Vieira (Literatura ), Eliete Miranda (Dança) e Vovó Maria (Personalidade); o encerramento fica por conta do Show Zezé Motta canta Dona Ivone Lara , com participação especial da inglesa Folakemi.
Durante toda a programação, o público poderá fazer homenagens à Zezé Motta. Um pequeno tablado no foyerdo teatro servirá de palco para manifestações como: esquetes, poesias, dança, música ou simplesmente para deixar depoimentos sobre a carreira artística da diva da Mimunegra 2014. A realização do evento tem o apoio da Fundação Cultural Palmares.
Histórico
A cada edição, a Mimunegra apresenta uma proposta de reflexão sobre o mundo artístico e a maneira como ele se relaciona com os seus diferentes atores, em especial com a mulher negra. A proposta das idealizadoras, as atrizes e produtoras Iléa Ferraz e Jana Guinond, é celebrar a participação da mulher negra nas artes e com isso, incentivar o fomento de políticas públicas, que valorizem a trajetória das artistas e produtoras negras. A ideia é proporcionar visibilidade e impulsionar o mercado artístico brasileiro para gerar mais trabalho na produção, direção, roteiro e interpretação para um perfil pouco contemplando e reconhecido na grande mídia.
MIMUNEGRA 2011 – Carranca. A representação das máscaras africanas juntamente com o símbolo da linguagem cênica, representando a comédia e o drama.
MUMEGRA 2012 – Sankofa. Na língua Akan do povo Akan, que em Inglês “volte e pegue”(san-voltar, retornar; ko-ir; fa-olhar, buscar e pegar). É muito associado ao provérbio: “Você foi chamado de um yenkyi”, que pode ser entendido como: “Não é feito voltar atrás pelo que esqueceste” .
MIMUNEGRA 2013 – Diva. Uma divindade feminina, uma deusa. No sentido figurado é uma mulher muito bonita. É um substantivo feminino derivado do latim divus (deusa).
MIMUNEGRA 2014 – Zezé Motta – 70 anos de arte e atitude. É uma homenagem aos feitos artísticos que enalteceram e orgulham as mulheres negras.
Programação
15h: Abertura da Exposição
Fotográfica Zezé Motta
15h às 18h: Visitação à
Exposição Fotográfica Zezé Motta
18h30: Abertura solene da
Cerimônia de entrega do Prêmio Divas com a presença de Zezé Motta
19h: Cerimônia de entrega do
Prêmio Divas
20h30: Show Zezé Mota canta
Dona Ivone Lara com participação especial da inglesa Folakemi
Serviço:
Evento:
4ª Edição Mimunegra – Zezé Motta
Quando?
27 de dezembro, a partir das 15h
Onde?
Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, nº
17 – Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro
Quanto? Entrada FRANCA!!!
Saiba mais: https://www.facebook.com/mimunegra?fref=ts
http://mostramimunegra.blogspot.com.br Fonte: Assessoria de Imprensa