Ncoisas em cores e fatos

Boletim Ciência está na programação do Canal Saúde desde fevereiro

Por Redação @ncoisascomunicacaoe

Em meio às ameaças e tentativas de desqualificar o conhecimento científico, surge o Boletim Ciência. O programa do Canal Saúde da Fiocruz abre espaço para as descobertas científicas. E, de acordo com a assessoria de imprensa, o Boletim Ciência está no ar com o propósito de aproximar ciência e público.

O programa está na grade do Canal Saúde desde fevereiro, quando se encerram as exibições do Boletim Corona. Depois de sete meses, com edições diárias sobre a pandemia de Covid-19, a equipe percebeu que havia muitas dúvidas sobre a produção do saber científico. E observou também que a falta de entendimento na área favorece desinformação, em outras palavras: fake news.  

Boletim Ciência está no ar desde fevereiro e tem o propósito de aproximar ciência e público
  • Click AQUI e conheça o Boletim Ciência.
  • Veja a programação completa do Canal Saúde.

Por isso, a exibição de um programa sobre ciência se mostrou essencial para a sociedade. Além de cumprir o papel de divulgação científica, o Boletim Ciência explica como os estudos e pesquisas impactam o dia a dia da população.

Boletim Ciência: notícias e entrevistas

Em cada edição há um giro de notícias que abrange os mais variados campos do conhecimento. E em seguida, uma entrevista, também com a mesma amplitude de tema, busca desvendar o método científico. E isso acontece com a participação do público ao vivo, no no Canal Saúde Oficial no youtube.

A jornalista Neide Diniz assina o roteiro e apresenta o Boletim Ciência. Ao conduzir a entrevista, Neide interage com perguntas e comentários encaminhados pela audiência. Anteriormente ela tinha as mesmas funções no Boletim Corona.

Neide Diniz no estúdio do Boletim Ciência.

O Boletim Ciência tem duração de 20 minutos e aposta numa linguagem simples e espontânea. O cenário do estúdio exibe uma projeção com referências ao sequenciamento do DNA humano.

O código passeia pela tela dando ideia de tecnologia, inovação e quanto a ciência é dinâmica. No giro de notícias, entre um destaque e outro, há cortes de câmeras. E na entrevista, Neide Diniz interage com entrevistados por um monitor de TV e com a audiência, pelo celular.

Após a experiência no Boletim Corona, a apresentadora defende que a informação é o imunizante contra o vírus do negacionismo científico. Para ela, a ciência é essencial ao enfrentamento da Covid 19.

“A ciência faz parte do nosso cotidiano, mesmo que a gente não se dê conta. Sem ciência respostas sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos ficam no obscurantismo. Defender a ciência é defender a vida”, ressalta Neide Diniz.

Foto: Seblen Mantovani

Assista na Internet, na TV e participe!

O Boletim Ciência pode ser acompanhado às segunda, quartas e sextas, às 15h, na Internet pelo canal do youtube do Canal Saúde. E às 19h30, a edição é exibida na TV.

Você participa do Boletim pela redes sociais: Instagram, Twitter, e Facebook . O contato também pode ser feito pelo WhatsApp (21) 99701- 8122 ou pelo e-mail: canal@fiocruz.br

O Canal Saúde é sintonizado na televisão no canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e no canal 1.4 em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil. Em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085), pelo site ou ainda pelo aplicativo, disponível para dispositivos móveis.

Leia também!

Leia Mais:

Divulgação do Seminário e Oficina

Seminário e oficina da Reafro Rio mobilizam afroempreendedores

O seminário Afroempreendedorismo, Desenvolvimento Local e Territórios, realizado pela Reafro Rio, na na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, reuniu Afroempreendedores e Afroempreendedoras da capital e cidades vizinhas. A iniciativa marca também o início das ações da nova diretoria da Reafro Rio, que tem pela frente três anos de gestão.

Leia Mais >>
Cartaz da peça Candelária

“Candelária” relembra 30 anos do crime que chocou o Brasil

O espetáculo “Candelária” é resultado de pesquisa dramatúrgica realizada pela Trupe Investigativa Arroto Cênico sobre a chacina, que ocorreu na no Centro do Rio de Janeiro, em 1993. Na ocasião, oito jovens foram assassinados enquanto dormiam em frente à `Igreja da Candelária. A peça teatral, em cartaz no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, levanta reflexões sobre o crime que chocou o país.

Leia Mais >>