Ncoisas em cores e fatos

A ideia é conversar sobre desafios e avanços do país, especialmente, a partir da vivência das mães pretas

Por redação @ncoisascomunicacaoe

A 9ª edição do Conversas Pretas vai colocar na roda de conversas assuntos do cotidiano que impactam o desenvolvimento do país. A ideia é promover debate e reflexão tendo no radar questões inspiradas nas datas celebradas no mês de maio. Entre elas, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora (01 de maio), o Dia das Mães e o Dia da África (25 de maio) contextualizados com o questionável Dia da Abolição (13 de maio).

E para guiar a conversa, a pergunta que convida o público a participar é: quer entender o Brasil? O convite em tom de provocação é seguido por uma prerrogativa de inclusão: olhe para as mães pretas!

9ª edição do Conversas Pretas vai debater e refletir temas a partir das óticas de mães pretas

E as convidadas desta 9ª edição são: a escritora, Thainá Briggs; a psicóloga, Cintia Aleixo e a roteirista, Consuelo Cruz. O Conversas Pretas vai acontecer no dia 31 de maio, no Ateliê Bonifácio, (Rua do Senado 47), no Centro do Rio de Janeiro, a partir das 19h e sem cobrança de ingresso. Quem quiser participar pode colaborar com a iniciativa pelo sistema de contribuição voluntária.

As três convidadas são mulheres inspiradoras!

Thainá Briggs. Idealizadora da coletânea “Mães pretas: Maternidade solo e dororidade”, livro vencedor do prêmio reflexo literário como livro do ano de 2021. É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Diversidade Sexual e de Gênero. E MBA em Gestão Empresarial.

Cintia Aleixo. Psicóloga e idealizadora do projeto Possibilidades Maternas. É especialista em saúde mental e em perinatalidade. Está cursando o mestrado em psicologia clínica e atua como consultora de saúde mental em empresas e escolas. No momento, apresenta programa de TV no Canal E!

Consuelo Cruz. Professora literária e roteirista. É formada em Letras Vernáculas no Recôncavo Baiano, com vivência na educação pública e privada. E há mais de 22 anos atua no mercado audiovisual, tendo trabalho em inúmeras produções. Atualmente é produtora de conteúdo na TV Globo.

Conversas Pretas é um projeto itinerante

O Conversas Pretas é um projeto itinerante que tem como princípio promover papos interessantes, trocas de ideias, encontros e reencontros a partir dos mais diferentes temas.

De acordo com as idealizadoras, a proposta nasceu da intenção de resgatar e fortalecer as raízes da diáspora africana. Para que haja restauração da capacidade de imaginar, criar e produzir de negros e negras do país.

O Conversa Preta é conduzido Aida Barros, Elba Mahim, Katiúcha Watuze e Lica Olivera em parceria com o Coletiva Pretaria.

As idealizadoras do Conversas Pretas
As idealizadoras: Katiúcha Watuze, Lica Oliveira, Elba Mahim e Aida Barros.

Conheça um pouco das idealizadoras

Aida Barros

Curadoria | Pesquisa e Conteúdo

Jornalista, cineasta e comunicadora, com mais de 10 anos de experiência no audiovisual. Aída Barros já atuou como jornalista no canal GNT e hoje colabora como Assistente de Direção na TV Globo.

Ebla Mahim

Produção Executiva e Criativa

Dedica-se a produzir eventos que imprimam Diversidade, Inclusão, Cultura e Antirracismo. Alguns eventos produzidos no último ano: Afropunk Bahia, Festival Ori, Awurê + Olodum na Fundição Progresso, Awurê + Ilê Ayê na Fundição Progresso.

Katiúcha Watuze

Gestão do Projeto e Integração de Núcleos

Comunicóloga, mediadora e palestrante antirracista, especializada em Representatividade e Marcas. Consultora parceira dos setores de Valor Social, e de Diversidade e Inclusão da Rede Globo. E é colaboradora voluntária de projetos sociais.

Lica Oliveira

Relações Públicas

Atriz, Jornalista, Empresária, Locutora, Apresentadora, Atleta Olímpica. Atualmente integra a equipe de Jornalismo da Rádio Tupi FM, na função editora/noticiarista, além de compor o quadro de atores do Programa Patrulha da Cidade.

Veja os temas de edições anteriores:

  • Amor Preto: o Poder e a Ilusão nas Relações Afetivas com o Escritor e Filósofo Renato Noguera.
  • Amor Preto: Corpo-presença, Amor e Prazer com Maria Chantal, Laura Pitangui Ushi e Raymundo Jonathan.
  • Amor Preto: Dos Afetos, das Relações e dos Relacionamentos com Marcos Luca Valentim e Aza Njeri.
  • Protagonismo na Moda com Luana de Sá e Karine Priscila.
  • Educação Antirracista – Infância Preta com Jaciana Melquiades e Ricardo Jaheem
  • Conversas Pretas + Festival Ori – Representatividade no Audiovisual – Narrativas Negras com Dom Filó.
  • Conversas Pretas – Celebração Preta – com Loh Mariano e DJ Jossdee

Acesse Conversas Pretas e saiba mais!

Leia Mais:

Divulgação do Seminário e Oficina

Seminário e oficina da Reafro Rio mobilizam afroempreendedores

O seminário Afroempreendedorismo, Desenvolvimento Local e Territórios, realizado pela Reafro Rio, na na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, reuniu Afroempreendedores e Afroempreendedoras da capital e cidades vizinhas. A iniciativa marca também o início das ações da nova diretoria da Reafro Rio, que tem pela frente três anos de gestão.

Leia Mais >>
Cartaz da peça Candelária

“Candelária” relembra 30 anos do crime que chocou o Brasil

O espetáculo “Candelária” é resultado de pesquisa dramatúrgica realizada pela Trupe Investigativa Arroto Cênico sobre a chacina, que ocorreu na no Centro do Rio de Janeiro, em 1993. Na ocasião, oito jovens foram assassinados enquanto dormiam em frente à `Igreja da Candelária. A peça teatral, em cartaz no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, levanta reflexões sobre o crime que chocou o país.

Leia Mais >>