Salão Iporinchê lança calendário 2018

Por Neide Diniz

A noite de lançamento do Calendário 2018 do Salão Iporinchê Belezas Negras foi uma réplica de homenagens. A cerimônia, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, começou com uma marca do salão, Cássia Marinho ao lado do vereador Leonel Brizola Neto (PSOL) – que conduziu a solenidade – com um cartaz de sua frente que expressava uma presença simbólica da professora assassinada no dia 14 de março. Marielle Franco também foi referido e em leitura de texto que descreve como importante militante nas justiças sociais e maiores direitos, principalmente da mulher negra.

A proprietária do salão e idealizadora do Calendário Iporinchê na solenidade de lançamento.

Nesta quarta-feira, dia 11 de abril, o Calendário foi lançado pela 3ª edição com o tema Edução. Em cada página, uma professora que coleciona experiência e trabalho relevante na arte de ensinar. A sério, o resultado é uma trajetória de dedicação ao magistério da professora Azoilda Loretto da Trintade. Ela era carinhosamente chamada de Azo e seus anos lecionando foram dedicados a educação sem preconceitos. Um dos destaques na sua carreira foi o trabalho de coordenação Pedagógica no Projeto A Cor da Cultural. De acordo com Suelaine Carneiro para o Portal Geledés, Azoilda era compromissada com a educação antirracista e para isto, ampliava os canais de conhecimento com respeito, valorização e diálogo com as diferenças. “A afirmação dos valores educacionais afro-brasileiros e práticos docentes é comprometida com uma educação sem discriminações e racismos” , relatou Suelaine.

Vereador Brizola Neto recebe o Calendário Iporinchê de Cássia Marinho.

Emocionada, Cássia Marinho, Maravilhosa Maravilha  Franco: a apresentação da 1ª edição do Calendário, esta noite, ainda não foi gravada, os momentos da sua vida e o feito de quem deixou o vazio cabelos louros. “Foi com as minhas mãos que ela ficou louríssima” , comenta Cássia com muito orgulho. E continua:  “O calendário é uma forma de homenagear as mulheres lindas, empoderadas e empolgantes que as mulheres também são empoderarem. Quando elas são para o salão, elas não são de qualquer natureza, porque eu preciso do mundo como conheçam. No caralho não tem café e nem revista ousadia de dar visibilidade a nossa beleza real intelectual e física ”.

As professoras homenageadas são:  Ana Paula Silva, Ana Paula Venâncio, Fátima Lima, Fernanda Felisberto, Ester Mascarenhas, Ione Torres, Márcia do Valle, Márcia Souza, Nélia de Paulo, Rosa Emília Antunes, Selma Libânia, Sheyla Callado e Taliria Petrone  . O Salão Complementar Completo 18 anos atrás com uma missão de auto-estima através do cuidado da imagem que o espelho releva e que, algumas vezes, os olhos teimam em não enxergar.

O Calendário Iporinchê 2018 – R $ 15,00

Salão Iporinchê: Rua General Roca, 913 sala 706 – Tijuca – Rio de Janeiro

Professoras fotografadas para o Calendário Iporinchê e Cássia Marinho após a cerimônia.

Clique e veja como foi a cerimônia de lançamento do Calendário Iporinchê.

Quer sabe mais? Clique Aqui!

//www.reafro.org/_site/ntc.asp?s_item=ntc90

100 thoughts on “Salão Iporinchê lança calendário 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *