Ncoisas em cores e fatos

Por redação @ncoisascomunicacaoe

A noite de lançamento do Calendário 2018 do Salão Iporinchê Belezas Negras foi cercada de homenagens. A cerimônia, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, começou com a gestora do salão, Cássia Marinho ao lado do vereador Leonel Brizola Neto (PSOL), que conduziu a solenidade. Cássia falou aos convidados com um cartaz de mensagem à Marielle Franco à frente dela, com o intuito de reverenciar a presença simbólica da professora assassinada no dia 14 de março. O nome de Marielle também foi referenciado em leitura de texto que descreveu a trajetória da militante contra justiças sociais e lutas por mais direitos, principalmente em prol da mulher negra.

A proprietária do salão e idealizadora do Calendário Iporinchê na solenidade de lançamento.

Nesta quarta-feira, dia 11 de abril,  foi o lançamento da 3ª edição do Calendário, com o tema Educação. Em cada página, a história de uma professora que coleciona experiência e trabalho relevantes na arte de ensinar. A série do Calendário é resultado da trajetória de dedicação ao magistério da professora Azoilda Loretto da Trindade. Ela era carinhosamente chamada de Azo e os anos dela lecionando foram voltados para a pedagogia sem preconceitos. Um dos destaques na sua carreira foi o trabalho de coordenação Pedagógica no Projeto A Cor da Cultural. De acordo com Suelaine Carneiro para o Portal Geledés, Azoilda era compromissada com a educação antirracista e para isto, ampliava os canais de conhecimento com respeito, valorização e diálogo com as diferenças. “A afirmação dos valores educacionais afro-brasileiros e práticos docentes é comprometida com uma educação sem discriminações e racismos” , relatou Suelaine.

Vereador Brizola Neto recebe o Calendário Iporinchê de Cássia Marinho.

Emocionada, Cássia Marinho, saudou Marielle como: “Mariellevilhosa Franco”. E  na primeira apresentação da nova edição do Calendário, Cássia relatou alguns fatos da convivência com Marielle, destacando o momento de mudança de visual para os cabelos louros. “Foi pelas minhas mãos que ela ficou louríssima” , comentou Cássia com muito orgulho. E continuou:  “O calendário é uma forma de homenagear as mulheres lindas, empoderadas e empolgantes que também empoderam outras mulheres. Quando elas chegam no salão, elas não querem alterar a natureza delas, querem ressaltar a beleza e disso que a gente precisa, autoestima”. 

As professoras homenageadas são:  Ana Paula Silva, Ana Paula Venâncio, Fátima Lima, Fernanda Felisberto, Ester Mascarenhas, Ione Torres, Márcia do Valle, Márcia Souza, Nélia de Paulo, Rosa Emília Antunes, Selma Libânia, Sheyla Callado e Taliria Petrone  . O Salão há de 18 anos segue na missão de valorizar as mulheres através do cuidado com a imagem que o espelho releva, mas que algumas vezes, os olhos teimam em não enxergar.

O Calendário Iporinchê 2018 – R $ 15,00

Salão Iporinchê: Rua General Roca, 913 sala 706 – Tijuca – Rio de Janeiro

Professoras fotografadas para o Calendário Iporinchê e Cássia Marinho após a cerimônia.

Clique e veja como foi a cerimônia de lançamento do Calendário Iporinchê.

 

Leia Mais:

Divulgação do Seminário e Oficina

Seminário e oficina da Reafro Rio mobilizam afroempreendedores

O seminário Afroempreendedorismo, Desenvolvimento Local e Territórios, realizado pela Reafro Rio, na na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, reuniu Afroempreendedores e Afroempreendedoras da capital e cidades vizinhas. A iniciativa marca também o início das ações da nova diretoria da Reafro Rio, que tem pela frente três anos de gestão.

Leia Mais >>
Cartaz da peça Candelária

“Candelária” relembra 30 anos do crime que chocou o Brasil

O espetáculo “Candelária” é resultado de pesquisa dramatúrgica realizada pela Trupe Investigativa Arroto Cênico sobre a chacina, que ocorreu na no Centro do Rio de Janeiro, em 1993. Na ocasião, oito jovens foram assassinados enquanto dormiam em frente à `Igreja da Candelária. A peça teatral, em cartaz no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, levanta reflexões sobre o crime que chocou o país.

Leia Mais >>