Ncoisas em cores e fatos

Por Neide Diniz

Quem nunca viu frases como: “a publicidade é que o negócio” ou “quem não é visto não é lembrado”. Algumas campanhas publicitárias marcam época, gerações e até estimulam, ousadamente, criam comportamentos. Quem não tem um mercado preferido ou não, ache interessante? Resposta rápida: qual é o seu? E uma pergunta para: nele há uma participação de negros? Ao passar por uma banca de jornal, como você descreve o perfil que estampa como capa de revista? Como escolher um produto ou serviço em detrimento como mais variadas opções?

O curso de extensão “Me Representa! Marcas e Representatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio Pensamento sobre estas questões. E, também, vai lançar uma herança africana na formação do país e os impactos desta relação na construção da imagem do negro na memória social. Para Luciana Cruz, coordenadora de criação da ESPM, obteve um grande volume de comunicação com uma parcela da população que representava 54% dos brasileiros, segundo dados de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Não estamos falando de uma minoria, mas sim de uma maioria que, infelizmente, é tratada com uma minoria” , ressalta Luciana.

Além de tratar de questões históricas e sociais conduzidas por temas que ainda precisam ser discutidos – e superados – como o racismo, o corpo docente do curso é formado por professores negros. A coordenadora explica que é um diferencial importante na imersão da vivência dos problemas raciais. “A ausência do negro nos postos de trabalho nas agências também reflete na invisibilidade desta identidade nas peças publicitárias”, aponta Mônica Francisco, pesquisadora, consultora da ONG Asplande e uma das professora do curso. E Jana Guinond, atriz e pedagoga, que também vai ministrar as aulas, sintetiza o intuito do curso: “precisamos de uma publicidade mais humanizada e de empresas preocupadas com um mundo melhor, queremos mais trocas e diálogos”.

O curso é indicado para alunos do ensino superior, profissionais de comunicação, agências ou interessados no assunto. A data prevista para o início é dia 23 de março. Mais informações, click e sabia mais: Curso: “Me Representa! Marcas e Representatividade

Leia Mais:

Divulgação do Seminário e Oficina

Seminário e oficina da Reafro Rio mobilizam afroempreendedores

O seminário Afroempreendedorismo, Desenvolvimento Local e Territórios, realizado pela Reafro Rio, na na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto, reuniu Afroempreendedores e Afroempreendedoras da capital e cidades vizinhas. A iniciativa marca também o início das ações da nova diretoria da Reafro Rio, que tem pela frente três anos de gestão.

Leia Mais >>
Cartaz da peça Candelária

“Candelária” relembra 30 anos do crime que chocou o Brasil

O espetáculo “Candelária” é resultado de pesquisa dramatúrgica realizada pela Trupe Investigativa Arroto Cênico sobre a chacina, que ocorreu na no Centro do Rio de Janeiro, em 1993. Na ocasião, oito jovens foram assassinados enquanto dormiam em frente à `Igreja da Candelária. A peça teatral, em cartaz no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, levanta reflexões sobre o crime que chocou o país.

Leia Mais >>